A moda sertaneja: do xadrez e chapéu de palha aos looks atuais | Rádio Panorama FM 103,5


A moda sertaneja: do xadrez e chapéu de palha aos looks atuais

Estrelas do palco como Luan Santana, Gusttavo Lima, Simone e Simaria e Maiara e Maraísa são considerados uma vitrine do gênero sertanejo. A tradicional moda de viola, ao longo dos anos, ganhou a incorporação de novos elementos… O sertanejo dos dias de hoje tem um pouco de pop, de funk, de música eletrônica  e até do raggaeton, ritmo latino. Uma revolução que atingiu também a aparência dos artistas. Nada de camisa xadrez ou chapéu de palha. O sertanejo de 2017 tem muitas caras.

“Eu acho que essa mudança foi para acompanhar o estilo da música mesmo, que passou do estilo de raiz, que ainda existe, mas o que funciona hoje em dia é o sertanejo universitário então os looks dos artistas tiveram que acompanhar”, diz a consultora de moda Analu Nazário.

Segundo a estilista, a música sertaneja que antes estava restrita à ideia da vida do homem na lida no campo e ao interior, ganhou as grandes cidades e atingiu todas as classes sociais, ampliando o público. Hoje a música fala da balada, da alegria de curtir com os amigos, da bebedeira, de amor, de jovialidade. Com isso, os novos artistas se sentiram mais à vontade para conferir sua personalidade ao visual.

Duplas que estouraram nos anos 1990 dificilmente adotaram mudanças bruscas no visual porque a música se manteve romântica e fiel às origens e elas já conquistaram seu devido espaço. Já as estrelas atuais mudaram…

Luan Santana, segundo a consultora, é quem melhor define a transição do antigo para o novo sertanejo. Os looks dele estão entre os mais copiados pelo público jovem.

“Ele passou pelo processo de uma imagem de cantor sertanejo e agora está tão seguro que sabe que não precisa estar tão arrumadinho, um cabelo mais comprido, um rabinho meio de qualquer jeito, que a gente chama de cabelo de banho, e a calça mais rasgada.”  Já entre as mulheres cantoras, não há o padrão de mulher magra. “É uma mulher que não é a coitadinha, submissa. Então, a roupa dela tem esse papel: ela é poderosa, ela usa roupa curta não importa os padrões culturais”. Mulheres de atitude que provam: o estilo veio para ficar.

Posts relacionados