Secretário Municipal de Desenvolvimento Social fala sobre problema com população de rua em Itajubá | Rádio Panorama FM 103,5


Secretário Municipal de Desenvolvimento Social fala sobre problema com população de rua em Itajubá

Robson Vaz, secretário Municipal de Desenvolvimento Social, falou nesta sexta-feira ao Conexão Itajubá sobre o problema dos dependentes químicos em Itajubá e ações que a secretaria tem tomado para atender essas pessoas e também resolver a questão das mini cracolândias na cidade.

Um dos projetos desenvolvidos pela secretaria é a campanha De Volta ao Lar que busca restabelecer os laços dessa população de rua com suas famílias, de maneira a tirar essas pessoas das ruas. O objetivo é garantir qualidade de vida e dignidade, mas isso não é possível sem primeiro tratar a questão da esmola e os vícios como álcool e drogas, que decorrem da sua situação.

Outra campanha da secretaria é Quem dá Esmola Financia a Miséria, que busca principalmente conscientizar a população sobre a situação da população de rua em Itajubá. Esmola inclui dinheiro, agasalhos e comida, isso porque, por melhor que seja a intenção, ela está incentivando a pessoa a recusar os trabalhos que o poder público oferece para retirá-la das ruas. Entre esses trabalhos oferecidos, estão psicólogos, assistentes e entidades especializadas em atender esse público.

O maior problema que a secretaria enfrenta hoje é a rejeição da população de rua, uma vez que está muito confortável para eles continuar dessa maneira. Muitas das pessoas que estão em Itajubá são trecheiros, ou seja, pessoas que passam de cidade em cidade por todo o Brasil, se comunicando entre si sobre as cidades que ficam. Itajubá pegou a fama entre as pessoas de rua, que é uma cidade boa.

Quando uma pessoa dá esmola, seja na forma de dinheiro, roupas ou comida, para essa população de rua ela acaba, então, incentivando essas pessoas a ficarem na rua e contribuindo para essa fama da cidade, atraindo pessoas de outras cidades. Além disso, a esmola ainda pode financiar o vício com o álcool, muito comum entre as pessoas que estão na rua, e outras drogas, como o crack.

Antes do começar as campanhas a Secretaria de Desenvolvimento Social se preocupou em iniciar vários contextos, como uma parceria com a Secretaria de Indústria e Comércio que via disponibilizar através da Uaitec cursos para que essas pessoas possam se especializar e talvez ter uma profissão.

Também foi feita uma parceria com a Secretaria de Saúde para dispor de todas as ferramentas necessárias para tratar problemas de saúde ou até mesmo internação. Além disso a Polícia Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal estão apoiando as iniciativas como grandes aliados.

Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM

Posts relacionados