Colégio Empreender apresenta histórica em contraponto com realidade, explica professor | Rádio Panorama FM 103,5


Colégio Empreender apresenta histórica em contraponto com realidade, explica professor

O Brasil passa por momentos turbulentos e para ajudar os alunos a entenderem melhor o cenário atual, a disciplina de História no Colégio Empreender é ministrada de maneira especial. O professor Forlan Portela conta que os fatos do currículo normal são apresentados em contraponto com a realidade atual. Não é intensão da escola levantar bandeiras sobre qualquer aspecto, mas convidar os alunos a perceber pela reflexão o que se constitui uma espécie de repetição histórica.

É importante que o aluno se perceba como agente histórico e de alguma maneira se posicione.

Forlan explica que o ser humano é um ser naturalmente histórico. A grande questão é que essa historia particular normalmente interessa a um grupo restrito de indivíduos e pouco dela é divulgado para grandes massas. Entretanto, dependendo do que acontece na vida daquela pessoa, da junção de outras históricas e do seu próprio contexto histórico, as decisões e ações daquele indivíduo podem extrapolar o seu grupo de amigos e alcance sua comunidade, município, estado, país ou até mesmo o mundo.

A história não é marcada por eventos isolados, mas por processos. Por isso sempre há a participação de um coletivo de indivíduos, que dão a sua participação e fazem escolhas, se posicionando favoráveis ou contrários a determinadas situações. Inevitavelmente acontecerão conflitos, investimentos e um trabalho de solidariedade característico na dinâmica histórica.

Quando o aluno entende essa dinâmica e percebe como ele participa dela, é despertado o interesse. O aluno passa a questionar sobre o passado e entender como ele próprio pode contribuir para o futuro.

O Colégio Empreender trabalha com a Educação Infantil, Fundamental I, Fundamental II, e como novidade para este ano de 2017, está aberto o Ensino Médio. Mais informações e contato pelo telefone (35) 3629 5736 ou através do e-mail [email protected].

Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM

Posts relacionados