Entenda como funciona a Agência Transfusional do Hospital Escola | Rádio Panorama FM 103,5


Entenda como funciona a Agência Transfusional do Hospital Escola

Apesar de parecidos, os bancos de sangue e agências transfusionais possuem diferenças na sua atuação. O banco de sangue é o local onde é feito todo o processo, desde a captação e cadastro do doador até a coleta do sangue, armazenamento e liberação do material. A agência transfusional é onde se recebe as bolsas já fracionadas com todos os testes imunológicos do doador, para ser utilizada.

Ana Cláudia Delfino e Milene Rossi, da Agência Transfusional do Hospital Escola da Faculdade de Medicina de Itajubá, explicam que em Itajubá não é possível fazer doação de sangue porque não existe um banco de sangue na cidade. A agência transfusional não pode fazer a coleta de sangue.

Existe um projeto para que seja criado um posto de coleta em Itajubá e a expectativa é de que nesta gestão isso seja concluído, uma vez que o processo é feito pela Prefeitura Municipal.

Ana Cláudia é responsável pela captação do paciente, que inclui entrar em contato com familiares para solicitação de 10 a 15 doadores, para cirurgias em geral. A agência transfusional mantém um estoque de bolsas e possui um motorista à disposição para reposição do mesmo sempre que necessário. O estoque é verificado toda manhã e o estoque ideal é calculado para cada dia.

Quando um paciente não possui familiares na cidade a agência deve buscar repor esse sangue entrando em contato com firmas e até o Batalhão. A demanda da agência tem aumentado nos últimos anos e chegou a triplicar, por isso a importância de pessoas dispostas a serem doadoras.

A doação precisa ser feita em Pouso Alegre, onde fica o banco de sangue, mas de tempos em tempos são promovidas campanhas de doação em Itajubá, que permite que a doação seja feita na própria cidade. Nas últimas campanhas a coleta foi feita do próprio HE e o sangue mais necessário é o O-.

Podem doar pessoas acima de 50kg, maiores de idade (jovens com 16 e 17 anos de idade podem doar com autorização do responsável) e com boa saúde. Pessoas que tiveram hepatite pós os 10 anos de idade não podem doar e quem esteve resfriado precisa esperar 15 dias para fazer a coleta.

Pessoas interessadas em doar sangue podem entrar em contato com a Agência Transfusional do HE através do telefone (35) 3629 7608 e a coleta será agendada. Doares recebem lanche antes e após a doação e ainda acabam fazendo um exame de sangue completo, incluindo sorologia completa.

Fonte: Conexão Itajubá / Panorama FM

Posts relacionados